Estilista Cria Calçado Temático para o Filme " O Diabo Veste Prada"

Estilista Cria Calçado Temático para o Filme " O Diabo Veste Prada"

terça-feira, 29 de abril de 2008

Cópia ou coincidência


Este artigo retirei de um blog chamado http://modabusiness.blogspot.com , um blog interessante que recebi por e-mail e achei interessante compartilhar.
Retrata a triste verdade que acontece no mercado da moda.
Um passeio por catálogos para o inverno 2008 e análise de coleções internacionais recentes revelam uma realidade que está no ar, ou melhor, pronta a ir aos pés: exemplares de calçados nacionais idênticos e/ou similares aos que desfilaram em badaladas passarelas dos centros mundiais de moda começam a chegar a lojas de shoppings e butiques. Por outro lado, também é possível encontrar exemplares de calçados internacionais bastante semelhantes a modelos lançados primeiramente no Brasil. Levantamento do UOL com grifes brasileiras e estrangeiras identificou várias "coincidências" em relação à criação, seja no modelo ou no material.
Compare. Coincidência? Vendido a US$ 797 em um site de comércio eletrônico internacional, um peep toe (clássico modelo de sapato que deixa a pontinha dos dedos de fora) da Gucci, com fenda, é remanescente da coleção primavera-verão 2008 da grife, apresentada na temporada de moda européia, em setembro do ano passado. Mas, passando os olhos rapidamente, dá para confundir com as variações da Shoestock propostas para o próximo inverno, a um custo médio de R$ 250. No catálogo da grife de bolsas e sapatos de São Paulo, há outras semelhanças de formato e material (verniz). A marca brasileira não faz questão de se intitular 100% "mãe" dos seus modelos. "Nós assumimos que as tendências e grandes inspirações são internacionais, porém, as transportamos para à realidade e ao gosto da mulher brasileira", afirma o consultor de estilo da Shoestock, Arnaldo Silva. Questionado se já se viu impelido a copiar, respondeu: "Sim, com a globalização nossas consumidoras estão muito antenadas nas tendências mundiais, porém, na hora de interpretar, colocamos a cara da nossa coleção". Fendas, fivelas, enfeites e calçados que resultam da mescla de formatação (sapato que parece bota, e bota que parece sandália), clássicos na alta temporada (primavera-verão) européia, aliás, estão por toda a parte das coleções de calçados comerciais para o inverno brasileiro. Nos saltos, detalhe para os que lembram uma vírgula ou em cone. Recobrem os sapatos brasileiros neste inverno muito verniz, igual ao que foi feito para a estação passada da Europa. Como as estações do ano diferem na América e na Europa e nosso inverno não costuma ser pesado, as tendências do verão parecem ser um prato cheio para a inspiração dos sapatos mais comerciais.
Comentário Juliano Hartz - Eu próprio já tive modelos de coleções copiadas por marcas e expostas em boutiques em uma visita à SP.
Hoje não coloco toda minha coleção em meu site http://www.julianohartz.com.br , apenas alguns ítens para divulgação da nova coleção.

Nenhum comentário: